Infantil – Convivendo e naturalizando o segundo idioma
A educação infantil para crianças maiores de 3 anos é uma etapa essencial para a consolidação das aprendizagens iniciadas na primeira infância, pois oferece oportunidades para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, linguísticas, motoras, sociais e emocionais dos pequenos. Nessa fase, as crianças de 3 a 5 anos estão em plena expansão de suas capacidades de comunicação, raciocínio, criatividade e autonomia, e precisam de um ambiente estimulante, afetivo e diversificado para ampliar seus conhecimentos.
Uma das formas de potencializar a educação infantil é por meio do bilinguismo, que consiste na aprendizagem de um segundo idioma desde cedo. O bilinguismo para crianças maiores de 3 anos traz inúmeros benefícios para o cérebro e para as competências linguísticas das crianças, tais como:
– Fluência natural: a capacidade de falar e compreender o segundo idioma com facilidade e sem sotaque.
– Memória e recuperação lexical: a habilidade de armazenar e acessar um grande vocabulário em ambos os idiomas.
– Flexibilidade mental: a competência para alternar entre os idiomas sem se confundir ou interferir.
– Compreensão e produção oral e escrita: a aptidão para entender e expressar ideias complexas em diferentes modalidades linguísticas.
Além disso, o bilinguismo para crianças maiores de 3 anos também favorece o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a autoexpressão, a empatia, a tolerância e a abertura para outras culturas. As crianças bilíngues aprendem a se comunicar com diferentes públicos e a respeitar as diferenças.
A educação infantil em um colégio bilíngue é uma oportunidade única para as crianças maiores de 3 anos aprofundarem seus aprendizados e se prepararem para os desafios do século XXI.
O Colégio Connecta oferece uma proposta pedagógica integrada, que valoriza tanto o aprendizado do segundo idioma quanto o desenvolvimento integral da criança.